top of page
Foto do escritorSítio Nativo

Zamioculcas - Zamioculcas Zamiifolia

A zamioculca é uma planta originária da Tanzânia, na África. Por ser uma planta de menor porte — costumam não passar muito de 1 metro de altura — em seu ambiente natural, a planta costuma ficar debaixo da copa das árvores, o que significa que ela não gosta de sol direto.

A planta com média 40cm tem de no mínimo 5 hastes com bulbo e bem enraizada no Vaso Pote 17.

Uma curiosidade da planta é que ela também serve para atrair proteção e sorte, sendo altamente indicada para colocar na entrada dos espaços.


Além de ser fácil de manter, a Zamioculca melhora a qualidade do ar e está associada às boas energias. Dizem as crenças populares que a Zamioculca tem poderes de bons presságios e está, por isso, muito associada ao Feng Shui.


O solo deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado, porém com certa umidade. Evite o acúmulo de água, pois pode ocasionar o amarelamento das folhas e apodrecimento das raízes, culminando na perda da planta. Por esse motivo, fique atento quanto ao uso de regador e mangueira durante a rega.


Cuidados

Luminosidade: Somente sombra. Não tolera sol.


Rega: Consiste na rega a intervalos espaçados. É preferível deixá-la passar sede do que regar em excesso. Se passar por um período longo de estiagem, perde as folhas, sem prejuízo do rizoma, que volta a rebrotar no início das chuvas.


Clima ideal: Não tolera sol pleno. Aprecia locais quentes. Em locais mais frios, pode-se expô-la ao sol da manhã e da tardinha. Já em locais quentes, deve tomar no máximo o sol do início da manhã. Não gosta de produtos para abrilhantar as folhas.


Podas: Não necessita, apenas de folhas secas.


Caraterística

Nomes Populares: Zamioculca.


Nome Científico: Zamioculcas zamiifolia.


Família: Araceae.


Origem: África.


Crescimento da planta: até 60 cm.


Quando da Flores? A floração ocorre geralmente no verão ou início do outono.


Folha: Folhas muito brilhantes, glabras, pinadas e de cor verde-escura, que chegam a um metro de altura. Suas folhas são semelhantes às de Zamia, uma cicadácea, o que lhe rendeu o nome científico.


Flores: A inflorescência é do tipo espádice, com espata de cor branca a creme, parcialmente escondida entre as bases das folhas.

23 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
meuebookrrosa_do_deserto1.webp

Rosa do Deserto: o guia completo para um cultivo exuberante

Desvende os segredos dessa flor encantadora e aprenda a cultivá-la de forma eficaz e prática. Adquira agora o nosso ebook completo e transforme seu jardim!

1/6

Conheça nossos produtos

bottom of page