Sálvia Vermelha
Atualizado: 19 de out. de 2022
A Sálvia – Salvia splendens é uma herbácea, pertence à família Lamiaceae, nativa do Brasil, perene, ereta, semilenhosa, subarbustiva, de 30-80 cm de altura e muito ornamental.
É uma planta semi-lenhosa e subarbustiva, costuma murchar no inverno, mas brota novamente na primavera. A Sálvia deveria ser chamada de “Cantinho dos beija-flores”. Suas flores tubulares esbanjam uma forte cor vermelha, e sua atração aos beija-flores e também às borboletas é um ótimo motivo para que se plante nas épocas de primavera.
Adornos em Jardins
É uma ótima recomendação para canteiros de jardim, se quiser que sua casa fique com a frente totalmente linda.
É necessário sol pleno para seu desenvolvimento e regas regulares para um melhor crescimento e florescimento. A Sálvia irá murchar e eventualmente perderá suas folhas durante a secura, mas voltando a regar, normalmente se estabiliza. A poda após o florescimento revigora a planta. Tolerante a baixas temperaturas. Multiplica-se por sementes.
Com sua fragrância que lembra o abacaxi, são deliciosas e dão cores em saladas de frutas, bebidas e sobremesas. Esmague algumas folhas aromáticas em um chá quente ou frio, para um gosto prazeroso.
Cuidados
Luminosidade: Sol pleno.
Rega: Manter solo irrigado, sem encharcamento.
Clima ideal: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical, tolera baixas temperaturas, podendo ser cultivada com sucesso em todas as regiões subtropicais do país.
Podas: A poda após o florescimento revigora a planta.
Características
Nomes Populares: Salvia Vermelha.
Nome Científico: Salvia splendens.
Família: Lamiaceae.
Origem: América do Sul, Brasil.
Crescimento da planta: Até 80 cm.
Quando da Flores? Primavera.
Folha: Folhas ovaladas, membranáceas, descolores, de margens dentadas, de 7 a 12 cm de comprimento.
Flores: Produz muitas inflorescências, com flores pequenas, discretas e amarelas e sépalas grandes de cor rósea e salmão.
Comentários