Guaco
- Sítio Nativo
- 31 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
O guaco (Mikania laevigata) é uma planta do tipo cipó-trepadeira, com folhas largas e flores pequenas que exalam leve aroma de baunilha quando amassadas.
O Guaco, também conhecido por guaco-liso, cipó-caatinga ou erva de cobra, é uma planta medicinal que contém cumarina, flavonoides e taninos, compostos com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, além de possuir efeito broncodilatador e expectorante, ajudando no tratamento de problemas respiratórios, como bronquite e asma.

Coloque o vaso com o guaco em um local onde receba luz solar direta, de preferência ao ar livre, pois só assim vai crescer e se desenvolver bem. Mantenha diariamente a terra úmida, mas evitando sempre encharcar.
Com a presença de sol é essencial para o plantio de guaco. Seu florescimento depende, entre outros fatores, da incidência direta dos raios solares em, pelo menos, uma parte do dia. Por isso, a planta pode ser cultivada em local com meia-sombra.
Além disso, o guaco também pode ser usado como cataplasma para tratar picadas de cobra ou de outros animais peçonhentos, como escorpiões, lacraias e aranhas, inibindo os seus efeitos tóxicos.
O guaco possui um aroma suave e gosto amargo, e geralmente usado no preparo de chás, tintura xarope e cataplasma.
Para que serve
Por suas propriedades antipirética, antioxidantes, expectorantes e anti-inflamatórias o guaco pode ser indicado para ajudar no tratamento de:
Bronquite;
Gripe;
Asma;
Tosse;
Rouquidão;
Garganta inflamada.
O guaco é geralmente usado para ajudar no tratamento de alergias e infecções na pele, picadas de insetos e problemas gastrointestinais. Além disso, o guaco possui propriedades analgésicas, ajudando no tratamento de reumatismos.
No entanto, o guaco é contraindicado para algumas pessoas e pode causar alguns efeitos colaterais e, por isso, só deve ser consumido sob recomendação de um médico especializado no uso de plantas medicinais ou fitoterapeuta.
Como fazer o chá de guaco

O chá de guaco pode ser preparado sozinho ou junto com limão, mel ou leite.
Para fazer o chá de guaco basta ferver, em uma panela, 150 ml de água e adicionar 3g de folhas secas ou 5g de folhas frescas de guaco, desligando o fogo em seguida. Tampar e deixar descansar por 5 a 10 minutos. Coar e beber logo em seguida.
Beber até 3 xícaras por dia.
Cuidados
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno.
Rega: deve ser regado em intervalos regulares .
Clima ideal: Equatorial, Subtropical, Tropical.
Podas: Rústica, não exige maiores manutenções, apenas podas periódicas para controlar o crescimento.
Características
Nomes Populares: Guaco.
Nome Científico: Mikania sp.
Família: Asteraceae.
Origem: América do Sul.
Crescimento da planta: O guaco é uma trepadeira de crescimento rápido a moderado que pode ser utilizada para cobrir cercas, treliças, grades, entre outros suportes de pequeno e médio porte. Esta trepadeira volúvel, de textura semi-lenhosa pode atingir 3 m de altura se tiver suporte adequado.
Quando da Flores? Primavera.
Folha: Apresenta folhas grandes, oblongo-lanceoladas, coriáceas, opostas, simples, brilhantes e de coloração verde intensa.
Flores: As inflorescências surgem apenas se a planta recebe luz direta do sol durante boa parte do dia; elas são do tipo capítulo, com flores hermafroditas de papus branco e corola tubulosa, de cor branco-creme.
Comments