top of page
Foto do escritorSítio Nativo

Coroa de Cristo, Bem Casado - Euphorbia milii

Coroa-de-cristo é um arbusto espinhoso originário de Madagascar muito difundido no Brasil, onde é utilizado como planta ornamental e como proteção em cercas vivas. Também é conhecida como colchão-de-noiva, dois-irmãos, bem-casados, coroa-de-espinhos, martírios, duas-amigas, coroa-de-nossa-senhora e dois-amigos.

Pode ser um problema pra quem tem crianças inclusive por causa dos espinhos, que abundam por todo o caule. Mas taí plantinha perfeita pra isolar uma área, impedir o acesso a uma janela, evitar que escalem um muro baixo ou mesmo que sentem numa mureta que não deve ser transformada em banco.

A coroa-de-cristo aceita poda como ninguém, cresce vigorosa em solo arenoso, aguenta frio, vento e meses sem água, até maresia ela aceita sem chiar.

Se desenvolve devagar se há pouca fertilidade na terra e ama aquele lugar de sol tão forte que daria pra fritar um ovo no chão, sabe como é? Tem mais um motivo pra eu amar essa moça: ela era presença garantida nos jardins dos nossos avôs e avós, num tempo em que as pessoas não tinham pânico de quintal e que criança era encorajada a ter contato com a natureza sim, mas sempre supervisionada.


Cuidados

Luminosidade: Sol pleno, Meia sombra.


Rega: As regas podem ser feitas com intervalos longos (mesmo em períodos longo de estiagem), pois é muito resistente a seca.


Clima ideal: Pode ser cultivada em quase todas as regiões do brasileiras, se desenvolvendo melhor em climas subtropicais, tropicais e equatoriais e não tolera geadas.


Podas: Sim, pode ser feita a poda dos ramos para adquirir o formato desejado.


Caraterística

Nomes Populares: Mini-coroa-de-cristo.


Nome Científico: Euphorbia milli var. Imperatae.


Família: Euphorbiaceae.


Origem: Madagascar.


Crescimento da planta: Até 40 cm de altura e 40 cm de diâmetro.


Quando da Flores? Ano todo.


Folha: As folhas são simples, lisas, obovadas, não suculentas e de coloração verde escura, dispostas nas extremidades dos ramos.


Flores: As flores, dispostas em inflorescências terminais, são muito reduzidas e organizadas em pares, com brácteas vermelhas (podendo se apresentar na cores amareladas ou cremes).

92 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
meuebookrrosa_do_deserto1.webp

Rosa do Deserto: o guia completo para um cultivo exuberante

Desvende os segredos dessa flor encantadora e aprenda a cultivá-la de forma eficaz e prática. Adquira agora o nosso ebook completo e transforme seu jardim!

1/6

Conheça nossos produtos

bottom of page