Bromélia Gusmania
As bromélias-guzmânia crescem melhor em ambientes com altas temperaturas e alta umidade do ar (acima de 65%). Possui uma exigência de luminosidade alta à média, mas mostra sua melhor coloração quando deixada em local bastante iluminado por luz indireta.
As bromélias do gênero Guzmania são epífitas e apresentam algumas características em comum como folhas largas e macias, com textura coriácea e inflorescência formada por brácteas coloridas e flores tubulares.
São descritas mais de 120 espécies de Guzmania e outros tantos híbridos e variedades. Uma das espécies mais conhecida é a G. ligulata, a guzmania-cherry, de inflorescência alta e brácteas vermelhas. Estas bromélias, podem apresentar no entanto folhas, brácteas e flores de várias cores, como vermelho, rosa, vinho, roxo, amarelo, branco, verde, etc; inclusive formas variegadas e estriadas. A floração ocorre no verão.
Cuidados
Luminosidade: O gênero Guzmania precisa de claridade e luz para se desenvolver, mas não pode tomar o sol diretamente nas folhas, ela é sensível a luz direta e isso pode causar até queimaduras nas folhas.
Rega: A rega deve ser feita diariamente, mas em pequenas quantidades. Muita água pode ajudar na proliferação de mosquitos ou larvas. Pode-se espirrar um pouco de água sobre suas folhas também.
Clima ideal: Tropical.
Podas: Não precisa podar, apenas uma limpeza geral é o suficiente, jogando as folhas velhas.
Características
Nomes Populares: Bromélia.
Nome Científico: Bromélia Gusmania.
Família: Bromeliácea.
Origem: América Tropical.
Crescimento da planta: Tempo de crescimento lento.
Quando da Flores? Sua floração ocorre principalmente no verão, mas pode aparecer em outras épocas do ano também.
Folha: folhas largas, e bem macias, formada pro brácteas coloridas de textura coriácea e inflorescência, com flores tubulares.
Flores: As bromélias florescem somente uma vez durante seu tempo de vida. Após a floração, a planta geralmente desenvolve uma brotação lateral que substituirá a planta que irá morrer.
Comments