top of page
Foto do escritorSítio Nativo

Begônia Maculata

Nativa das matas brasileiras, a Begônia Maculata é uma planta de visual exótico e encantador que foi ganhando cada vez mais espaço no mercado de decoração. Suas folhas em tom verde-oliva marcado por manchas circulares brancas, que parecem ter sido pintadas à mão retratam uma verdadeira obra de arte natural.


Não à toa que cada folha nos reserva uma surpresa. Além disso, de tempos em tempos, quando o inverno acaba é comum a Begônia Maculata flor nos presentar com um caule repleto de flores brancas.

Para cultivar Begônia no vaso, canteiro ou jardim, é necessário solo fértil e úmido, em um local com sombra, pois, ela não tolera luz sol direta, intensa e plena. A Begônia, no vaso, fica muito bem localizada em varandas sombreadas

A Begônia Maculata é perfeita para ambientes intenos e demanda poucos cuidados. Para deixar a espécie sempre saudável e bonita, é importante manter o solo sempre úmido, mas sem deixá-lo encharcado. A begonia maculata não gosta de folhas molhadas, portanto, é fundamental se atentar em regar somente o solo.

Floresce na primavera e verão, despontando cachos pendentes de flores brancas a róseas e pode crescer até 90cm.

Cuidados

Luminosidade: Deve ser cultivada sob abundante luz filtrada, ou meia sombra, pegando o sol fraco da manhã.


Rega: Regue regularmente a planta, de modo a manter o substrato úmido, sem encharcar. Aguarde que a superfície do substrato seque entre as regas. A begonia-maculata pode tolerar curtos períodos sem regas, e se recupera de eventuais murchas, mas evite que as murchas se tornem frequentes..


Clima ideal: Subtropical, Tropical, Aprecia o calor e a umidade tropicais, mas pode vegetar bem em regiões subtropicais a temperados, desde que protegida do frio do inverno. Tenha cuidado também com a umidade relativa do ar, procurando manter o entorno da planta acima de 45%.

Podas: Não precisa de podas.


Características

Nomes Populares: Begonia maculata.


Nome Científico: Begonia maculata.


Família: Begoniaceae.

Origem: América do Sul, Brasil.


Crescimento da planta: Até 0,90 cm.


Quando da Flores? Primavera, Verão.


Folha: Apresenta caule ereto e pouco ramificado e suas folhas tem o formato de asa, com textura entre carnosa e coriácea. Comumente, elas são de cor verde-oliva tanto na face adaxial como na abaxial. Mas na famosa cultivar ‘Wightii’ o verso das folhas apresenta-se de cor vermelho vinho intenso. No entanto, deve-se levar em consideração que essa espécie apresenta grande variabilidade genética natural e pode apresentar como visto, folhas apenas verdes a avermelhadas, assim como manchas avermelhadas mais ou menos intensas e extensas no verso das folhas, independente de cruzamentos ou seleção genética. As folhas da begônia-maculata são também salpicadas de pontos e pequenas manchas arredondadas, de cor prateada a perolada e que lhe conferem ainda mais graça.


Flores: Floresce na primavera e verão, despontando cachos pendentes de flores brancas a róseas.


104 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
meuebookrrosa_do_deserto1.webp

Rosa do Deserto: o guia completo para um cultivo exuberante

Desvende os segredos dessa flor encantadora e aprenda a cultivá-la de forma eficaz e prática. Adquira agora o nosso ebook completo e transforme seu jardim!

1/6

Conheça nossos produtos

bottom of page