Arruda - Ruta Graveolens
A arruda é útil no tratamento de sarna humana, piolhos, assaduras, frieiras, verminoses e até problemas circulatórios como varizes e hemorroidas. Por ter em sua composição molecular substâncias que favorecem a atividade do sistema circulatório, fortalece os vasos capilares e aumenta a circulação do sangue”
De origem europeia, a arruda é planta famosa no Brasil, conhecida pelos poderes energéticos que auxiliam em questões como nervosismo e irritabilidade, atuando como purificadora e consumidora de energias densas.
"Essa planta sempre foi utilizada em rituais religiosos, empregada em benzimentos, defumações e banhos para afastar energias negativas e mau olhado. Por ser uma espécie utilizada por um dos berços civilizatórios, ela carrega consigo uma energia ancestral e poderosa, representada por uma anciã, vista como uma planta sábia e curandeira".
A arruda tolera muito bem solos arenosos, com cascalhos e pedregulhos. Também vai bem em solos levemente ácidos, apesar de se desenvolver melhor em solos alcalinos, com PH entre 7 e 7,5. Para o caso de plantio em vasos, é muito importante oferecer um bom sistema de drenagem para a planta.
Cuidados
Luminosidade: Meia sombra.
Rega: As mudas devem ser bem irrigadas, já as plantas bem desenvolvidas toleram curtos períodos de seca, de forma que é possível irrigar de forma esparsa, permitindo que o solo seque superficialmente entre uma irrigação e outra. O excesso de água no solo pode prejudicar esta planta.
Clima ideal: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical.
Podas: Sob podas de formação, a arruda adquire uma bela forma compacta e arredondada, podendo ser utilizada em bordaduras e maciços.
Características
Nomes Populares: ARRUDA.
Nome Científico: Ruta graveolens.
Família: Rutaceae.
Origem: Europa.
Crescimento da planta: A arruda é uma planta perene muito ramificada que pode ultrapassar a 1 m de altura.
Quando da Flores? A arruda é uma planta perene muito ramificada que pode ultrapassar a 1 m de altura.
Folha: Suas folhas são longas, glaucas e compostas, com folíolos oblongos a elípticos de cor verde-acinzentada a azulada.
Flores: As inflorescências apresentam pequenas e numerosas flores amarelas.
Comments